7 cuidados que deve ter com seu carro no período de chuva

7 cuidados que deve ter com seu carro no período de chuva Ottoncar

Todo ano é a mesma coisa: chega o período de chuva e os casos de alagamento e acidentes dobram.

O problema é que carro não é barco e é preciso redobrar a atenção pra garantir sua segurança e do seu veículo.

Por isso, trouxemos 7 cuidados com seu carro no período de chuva que você deve ter e dicas de como agir em casos de alagamento.

1. Cuide dos pneus

O primeiro dos cuidados com seu carro no período de chuva é saber que, manter os pneus em bom estado já deve ser algo rotineiro, mas o cuidado tem que ser redobrado em épocas de chuva.

Isso porque a água reduz o atrito entre o asfalto e os pneus e você pode perder o controle mais facilmente com a aquaplanagem, o terror dos motoristas.

Por isso, confira sempre a profundidade dos sulcos dos pneus para saber a condição atual da borracha e lembre-se de realizar a calibragem periodicamente.

www.postodenise.com.br/7-dicas-para-calibrar-os-pneus-do-seu-carro/

2. Cuide do sistema de frenagem do seu veículo

Assim como os pneus, em época de chuva os freios são de extrema importância.

Por isso, é necessário realizar todas as manutenções em dia pra conferir o fluido de freio e a condição dos componentes como discos, cilindros, pastilhas e canos, etc. e garantir que o sistema esteja funcionando perfeitamente.

Fique atento a possíveis sinais de falha dos freios: se escutar qualquer ruído estranho, demora no acionamento dos freios, trepidação no volante ao frear ou pedais duros, é melhor procurar uma oficina de confiança.

3. Cuide do sistema de ventilação do carro

Em dias de chuva, o sistema de ventilação de ar é o responsável por impedir que os vidros embacem e sua visão seja obstruída.

Muita gente negligencia esse sistema, mas ele também precisa de manutenções. É necessário conferir os filtros por questões de higiene e realizar a limpeza ou troca conforme necessário, conferir o gás refrigerante, o compressor pra garantir que o fluxo de ar esteja normal, etc.

4. Dirija em rotações altas

Você já deve saber que as marchas do sistema de transmissão de veículo são trocadas conforme o número de rotações por minuto (RPM) aumenta.

Durante períodos de chuva, uma dica é andar com as rotações maiores do que o normal, reduzindo as marchas em velocidades baixas, porque dessa forma você vai aumentar a tração e a estabilidade do carro, reduzindo as chances de derrapar.

5. Fique atento ao atravessar trechos alagados

Dirigir em trechos alagados pode detonar o motor do seu carro, além de te surpreender com buracos e poças mais profundas, e quando você se dá conta, está parado no meio de um alagamento com água até mais da metade do carro.

Nesses casos, se a água entrar no motor do carro, acontece algo que chamamos de “calço hidráulico”, que é quando os pistões não conseguem comprimir a água e há o empeno da biela.

Isso compromete vários componentes do automóvel como, pistões, bielas e válvulas e o conserto, meu amigo, não é barato e em muitos casos, será necessária uma retífica no motor, que pode custar de R$5.000 a R$ 20 mil, dependendo do modelo do seu carro.

Por isso, o recomendado é NÃO ATRAVESSAR TRECHOS ALAGADOS, especialmente se a altura da água nos carros à frente superar a metade da roda, mas se não tiver outra opção, passe pela área alagada com o carro em primeira marcha e devagar, para evitar a entrada de água pelo escapamento.

6. Cuidado redobrado

Além das dicas de manutenção e cuidados acima, é sempre bom relembrar alguns conselhos na hora de dirigir com chuva.

Não ultrapasse a distância de segurança e se possível evite qualquer tipo de ultrapassagem;

Reduza a velocidade, afinal de contas, queremos chegar em casa rápido, especialmente em dias de chuva, mas queremos chegar vivos;

Dirija com farol baixo, porque isso já é lei e o Código Brasileiro de Trânsito obriga usar o farol baixo em estradas, mesmo em perímetros urbanos;

Use as linhas e tachões no solo ou os famosos “olhos de gato” para se guiar quando estiver com baixa visibilidade,

Pare o carro em um lugar seguro em caso de chuvas muito fortes e alagamentos e não tente bancar o herói na hora de atravessar trechos inundados.

7. Assim que possível, encaminhe o carro para uma revisão

Por fim, o último dos 7 cuidados com seu carro no período de chuva, mesmo que você não tenha passado por uma área alagada ou ficado preso em uma enchente, é saber que é super importante levar seu carro em uma oficina de confiança após um longo período dirigindo na chuva.

É importante avaliar os componentes mecânicos e eletrônicos, para garantir que não tenham entrado em contato com água e não apresentem falha.

Pode ser necessário trocar o óleo, verificação do óleo da transmissão e dos eixos diferenciais, checagem do filtro de ar e do sistema elétrico e limpeza dos estofados, carpetes e sistema de ventilação.

 

 

Dirigir em períodos de chuva pode ser um tanto perigoso e desafiador, mas seguindo essas dicas, a missão fica mais fácil e é possível sobreviver à “tempestade” e chegar ao seu destino bem e com o seu carrão em perfeito estado.

Gostou das dicas? Já teve um perrengue daqueles com seu carro durante período de chuvas? Conta pra gente nos comentários!

 

E não esquece de seguir a OttonCar nas redes sociais para receber mais conteúdos como este e dicas que vão ajudar a cuidar do seu carro.

Facebook

Instagram

Confira também mais posts como esse clicando aqui!

Leave A Comment