9 dicas valiosas para não ser enganado por uma oficina mecânica
Se você é daqueles que tem medo de ser enrolado por um mecânico ou uma oficina, você está no lugar certo.
É muito comum cair em golpes e se deparar com profissionais que querem se aproveitar da falta de conhecimento dos clientes para tentar “empurrar problemas” que não existem ou vender peças e serviços desnecessários.
Por isso, hoje trouxemos 9 dicas valiosas que vão te ajudar a evitar que você caia numa roubada e seja enganado quando seu carro der problema. Continue a leitura.
Peça explicação
É comum muita gente ir totalmente pela opinião do mecânico e não questionar nada. O recomendado é pedir explicação sobre o defeito, sobre o motivo da troca de peças e se possível deixar tudo escrito no orçamento. Dessa forma, você vai conseguir pedir opinião a outras pessoas e checar se tudo bate e é realmente necessário.
Exija um orçamento
Sabe aquele serviço que do nada aparece uma troca surpresa ou mais um gasto de surpresa? Ao pedir um orçamento você garante que o mecânico não “apareça” com nenhuma novidade que possa ser um golpe e que ele siga o serviço e valor que foi contratado mediante orçamento.
Exija nota fiscal das peças
É normal que muitas oficinas vendam peças como forma de lucro. No entanto, é necessário garantir que as peças sejam originais ou da marca da sua preferência. Lembre-se que muitas oficinais costumam “vender gato por lebre” e no final você pode pagar o valor de uma peça original e levar uma peça falsificada e de menor qualidade.
Compare vários profissionais
Antes de fechar um serviço, é recomendado que você compare o serviço e orçamento de vários mecânicos. Peça opinião de amigos, tire um tempo pra visitar, conversar e saber a opinião de vários profissionais, porque você pode conseguir um serviço de qualidade por um preço justo.
Se possível, acompanhe o serviço
Mesmo que o serviço demore um pouco, tente tirar um tempo pra acompanhar todo o processo. Muitos profissionais não utilizam as peças, óleos ou acessórios que você comprou na hora de realizar o serviço e isso pode ser evitado se você estiver presente acompanhando.
Procure um mecânico ou oficina de nome
Oficinas e mecânicos de má qualidade não duram muito tempo. Por isso, escolher profissionais que sejam conhecidos e que tenham nome na sua cidade vai te ajudar a escolher um serviço de confiança e diminuir as chances de tomar um golpe.
Exija as peças velhas de volta
Peça velha é posse sua e pedir o retorno com antecedência vai mostrar que você tem conhecimento e vai evitar que um mecânico mal intencionado retire uma peça boa e use ela em revenda de outros serviços.
Busque informações sobre o mecânico e a oficina
Procure opinião de terceiros sobre o mecânico e não tenha medo de fazer quantas perguntas forem necessárias.
Teste a honestidade do mecânico
Essa é a prova final e decisiva na hora de escolher um mecânico. Por exemplo, se você realizou uma troca recentemente, peça ao mecânico para avaliar a troca. Se ele falar que é preciso uma nova troca, é hora de “pular fora” porque provavelmente esse profissional não tem uma boa conduta e só está querendo lucrar às suas custas.