A diferença entre Alinhamento e Balanceamento
Entenda as diferenças entre alinhamento e balanceamento e saiba como esses processos evitam gastos desnecessários com o seu carro.
O alinhamento e o balanceamento são importantes para aumentar a vida útil do seu carro e garantir a sua segurança.
Além de evitar desgaste nos pneus e melhorar consideravelmente a maneira de dirigir, os dois processos são essenciais para economizar gasolina e prevenir manutenções maiores.
Mas muita gente confunde alinhamento e balanceamento e acham que são a mesma coisa.
Para ajudar a sanar essas dúvidas, iremos te explicar como funcionam os dois processos e como identificar as diferenças entre alinhamento e balanceamento.
Balanceamento
O balanceamento é o processo que equilibra a estática e a dinâmica do conjunto pneu/roda. Em palavras mais simples, é um processo que permite que as rodas girem sem vibrações e mantenha o conjunto das rodas equilibradas.
Quando sentir a carroceria e principalmente o volante vibrando, é hora de agendar um balanceamento. Isso fará com que seu carro rode suave sem nenhum tipo de trepidação. Ao fazer essa manutenção, você terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.
Outro fator importante é que o balanceamento deve ser feito periodicamente nas 4 rodas do veículo e no estepe. Isso faz com que todas as rodas de apoio do veículo estejam em iguais condições, assim como o estepe, que estará pronto para rodar com segurança quando você tiver uma emergência.
Alinhamento
Buracos nas pistas são prejudicais ao alinhamento dos veículos e trafegar nas ruas brasileiras, conhecidas por causa da precariedade, já representa um ato que requer constante cuidado.
O alinhamento é feito para alinhar a posição das rodas na suspensão e ajustar o ângulo em relação ao carro, de acordo com as orientações do fabricante. É fácil perceber se o carro está desalinhado, basta observar onde estão os maiores desgastes nos pneus, se o seu carro está puxando para os lados e apresentando dificuldades para mover o volante.
Atualmente, muitos veículos vêm equipados com suspensões traseiras que podem ser ajustadas para manter o alinhamento correto, mas o indicado é sempre procurar ajuda profissional e manter seu carro alinhado para evitar gastos maiores.
Quando devo alinhar ou balancear o meu carro?
Quando o carro está balanceado e alinhado, os pneus têm menos atrito com o solo e seu veículo gastará menos combustível, resultando em economia. Você evita gastos desnecessários e tem muito mais qualidade ao volante.
Os motoristas que dirigem no Brasil precisam se atentar de maneira constante por causa da baixa qualidade nas pistas, por isso, recomenda-se revisões constantes para manter a funcionalidade e aumentar a vida útil do seu carro.
Para o alinhamento, recomenda-se que seja feito em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo, sempre após um impacto forte, sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção, quando os pneus forem substituídos e quando notar dificuldades para controlar o carro.
Já o balanceamento deve ser realizado sempre que houver substituição de pneus, quando sentir vibrações no volante, no caso de substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
O alinhamento e balanceamento são operações simples que levam, em média, 30 minutos. Entretanto, lembre-se de que elas devem ser feitas por especialistas e com equipamentos adequados.
Por isso trabalhamos com um time qualificado e capacitado para te atender e auxiliar no cuidado com o seu automóvel!
Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato!