Alinhamento e balanceamento: a resposta definitiva para quando fazer ou não.

Para já ir direto ao ponto, sem enrolação, a maioria das montadoras de carro recomendam que os serviços de alinhamento e balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros rodados.

No entanto, na hora de realizar os serviços, muitos “profissionais” vão tentar empurrar serviços extras, troca de peças que não existem, cambagem e assim seu dinheiro vai ficando para trás.

Mas como saber quando é realmente necessário balancear e alinhar as rodas?

Abaixo nós trouxemos a resposta definitiva e dicas para não cair em golpes e deixar o seu carrão rodando redondo.

 

Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Primeiro é preciso entender que apesar de serem vendidos geralmente num pacote só, os dois serviços são diferentes.

O alinhamento ajusta os ângulos das rodas do carro, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo. Esse serviço serve para alinhar a posição das rodas na suspensão e ajustar o ângulo em relação ao carro.

O balanceamento tem a ver com a estática e dinâmica dos pneus. Ele vai fazer com que as rodas girem de forma limpa e sem trepidações.

Para entender de forma mais profunda, confira:

A diferença entre Alinhamento e Balanceamento

 

Quando devo balancear as rodas?

O balanceamento equilibra o conjunto do pneu e das rodas do carro, trazendo mais segurança e estabilidade na direção.

O procedimento é bem simples: o conjunto de roda e pneu é retirado e mapeado, para se localizarem as partes gastas do pneu, e alguns chumbinhos são colados nos locais correspondentes.

Troca de pneus: essa é uma obrigatoriedade. Na troca de pneus, o balanceamento anterior se perde e é necessário realizar um novo para garantir que os pneus estejam seguindo os padrões do modelo do seu carro.

Rodízio: o mesmo acontece quando se faz o rodízio de pneus. A troca de posição exige uma nova análise que vai ajustar e balancear o conjunto no novo formato.

Trepidação no volante: se o volante está tremendo e o seu carro está fazendo barulhos estranhos, é bem provável que os pneus precisem passar por um novo balanceamento. Isso pode acontecer antes de 10 mil quilômetros rodados, por isso, fique atento.

Viagem em estrada de terra ou terreno irregular: logo após pegar uma estrada de terra, é comum sentir uma trepidação diferente no volante. Os trancos dos buracos e o impacto nas rodas desequilibra o conjunto e é preciso um novo balanceamento.

Em caso de dúvidas, o manual do proprietário do seu carro é seu melhor amigo.

 

E quando sei que é preciso fazer o alinhamento?

O alinhamento direciona o ângulo das rodas para garantir que o volante e a direção estão indo para a mesma direção e que os pneus estejam todos direcionados em uma mesma linha.

Um carro desalinhado, além de ser cansativo para dirigir, consome mais combustível, desgasta mais os pneus e se torna extremamente instável e inseguro.

 

Troca de pneus e rodízio: a regra é a mesma para o alinhamento. Mudou os pneus ou trocou o conjunto, é preciso alinhar novamente.

Direção puxando: se o seu carro começa a puxar mais para a direita ou para a esquerda quando você libera o volante por alguns segundos, é hora de verificar o alinhamento.

Batida: também é recomendável verificar após uma batida mais forte das rodas em algum buraco ou meio-fio.

 

DICA OTTONCAR: para garantir mesmo, acelere seu carro até os 20km/h em uma rua plana e solte a direção rapidamente para conferir se as rodas puxam para algum lado.

 

E o alinhamento 3D?

O alinhamento 3D utiliza tecnologia com sensores que irão analisar os eixos X, Y e Z e realizar a leitura de cada roda e após coletar todos os dados do carro, o software irá analisar quais medidas estão incorretas e executar o alinhamento de forma automática.

É uma técnica mais cara, mas mais moderna e assertiva.

Qual a diferença entre o alinhamento comum e o 3D?

 

Cambagem nem sempre é necessária

Um dos maiores golpes ou serviços que são empurrados na hora de alinhar ou balancear é a cambagem.

Esse é um serviço que corrige a inclinação das rodas, mas nem sempre é necessária.

Apesar de ser bom verificar, o serviço só é recomendado em casos de colisão ou batidas muito fortes em buracos ou meio fios.

Os modelos de carro mais recentes nem permitem mais a regulagem da cambagem, por isso, antes de cair na conversinha do mecânico, procure se informar na concessionária, manual ou montadora se o modelo do seu carro possui o recurso.

 

Preciso fazer alinhamento e balanceamento juntos?

Não.

Os dois serviços só precisam ser feitos juntos em caso de troca de pneus ou uma viagem muito longa por um terreno irregular ou acidentado.

O importante é lembrar que ambos devem ser realizados nas 4 rodas e não somente em uma. Caso o mecânico recomende o alinhamento ou balanceamento de 1 ou 2 rodas somente, corre que é cilada.

 

Dúvida sanada?

Se ainda precisar de uma força, é só deixar sua dúvida nos comentários ou dar um pulo nas redes sociais da Ottoncar.

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