Andar com combustível na reserva dá multa?
Andar por aí com o combustível na reserva dá multa e pode ser um grande risco para o seu carro, você sabia?
Abastecer o veículo somente quando a luz da reserva se acende pode provocar panes e acabar com a vida útil do motor, além de multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Mas, será que isso é verdade mesmo ou só uma desculpa dos postos e das montadoras para você gastar mais com combustível?
Neste artigo nós trouxemos alguns motivos que vão fazer você querer evitar essa prática e os reais e principais riscos de andar com o combustível na reserva.
Quantos quilômetros o carro anda com o combustível na reserva?
Essa resposta varia de fabricante para fabricante e principalmente da forma com que você conduz o veículo.
Em geral, a reserva do tanque tem entre 3 e 10 litros de combustível e pode variar de acordo com o modelo do carro. Compactos tem o tanque menor e carros grandes possuem reservas maiores.
Na maioria dos casos, é possível rodar de 8 a 10 km com a reserva do tanque, mas já adiantamos que essa prática não é recomendada.
Riscos de andar com combustível na reserva
Quatro pontos na carteira e multinha de R$ 130,00!
Andar por aí sempre na reserva pode levar o seu carro a chamada pane seca, quando falta combustível e seu carro para de funcionar.
De acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração de andar com o combustível na reserva dá multa no valor de R$ 130,16 e é considerada média junto com a perda de 4 pontos na CNH, além de ter o veículo guinchado.
Você vai sentir no bolso porque, além da multinha, vem mais o valor do guincho e uma dor de cabeça daquelas.
Entupimento e queima da bomba
O fundo do tanque, nossa conhecida reserva, pode acumular impurezas do combustível que se assentam com o tempo.
Como a bomba elétrica de gasolina fica dentro do tanque, é o próprio combustível que a resfria.
Se ela esquenta muito, sua vida útil diminui e com o tanque vazio todas as impurezas sobem para a injeção e podem entupir os bicos.
Mesmo que isso não apresente problemas a curto prazo, com a prática de andar na reserva repetidamente, o entupimento e aquecimento podem levar à queima da bomba e o valor para troca não é barato.
Falha nos freios
Com pouco combustível, o desempenho do motor está comprometido e os freios também podem falhar.
A melhor forma de não ter esses problemas é evitar que a luz do painel acenda e abastecer sempre que o marcador indicar 1/4 da capacidade do tanque.
Agora já sabe, né? Acendeu a luz? Rume ao posto mais próximo!
Não deixe de clicar nos botões aqui embaixo para compartilhar esse artigo com os amigos. Nos vemos em breve, até mais!