Cheiro ruim no carro pode ser sujeira no ar-condicionado
Ar-condicionado úmido, quente e longe de luz é o lugar perfeito pra proliferação de bactérias e fungos, que são o motivo dos problemas respiratórios e alergias de muita gente.
Esse sistema, além de nos salvar nos dias de calor intenso desse país tropical, deve ser usado também no inverno, mas precisa de cuidados específicos.
Se o seu carro está com mau cheiro constante e você não consegue identificar a causa, a solução pode estar neste post.
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O ar-condicionado deve ser usado no frio também!
É só bater o friozinho que o ar-condicionado fica de lado.
Mas isso não é um hábito saudável e o sistema deve, sim, funcionar durante o inverno pra manter todos os componentes funcionais e evitar ainda mais a proliferação de fungos e bactérias.
A dica é ligar pelo menos uma vez por semana e deixar o sistema funcionando durante 5 a 10 minutos direto.
Como limpar o ar-condicionado do carro?
A limpeza rotineira deve e pode ser feita por você mesmo, sem ajuda de uma oficina mecânica.
Limpe as saídas de ar com um pano úmido ou pincel e use produtos como detergente neutro pra não estragar o plástico e materiais do sistema.
Ligue o aquecedor do carro na temperatura e velocidade máxima por 10 minutos pra secagem dos componentes internos e, por fim, coloque a função ventilador em alta velocidade com o ar desligado.
No caso de mau cheiro extremo, ou se você é fumante e possui o hábito de fumar dentro do carro, não tem jeito, é necessário buscar ajuda.
Oxi sanitização
Atualmente, já existem modelos de carros que vêm de fábrica com sistema de purificação de ar.
Esse tipo de tecnologia neutraliza os odores e reduz em até 99% a quantidade fungos e bactérias no ar-condicionado através de lâmpadas UVx e íons negativos.
Mas, se assim como a maioria dos modelos, o seu não possui esse sistema, existe uma alternativa.
A oxi sanitização é um processo de higienização do ar e do carro como um todo, onde utiliza-se uma máquina que transforma o oxigênio atmosférico em ozônio, como um gás que tem efeito germicida e é extremamente eficiente na destruição das bactérias que se acumulam no interior do ar-condicionado.
Faça a troca dos filtros a cada 20 mil km rodados.
Além da formação de colônias de bactérias e de fungos, o ar-condicionado também sofre com folhas que caem na caixa de ar.
Este problema ocorre com veículos que ficam estacionados embaixo das árvores. As folhas que caem pelas entradas de ar na parte superior do capô acabam apodrecendo e liberando odores indesejados.
Nesse caso, é preciso realizar uma limpeza no sistema interno e nos filtros, que também é preciso ser feita a cada 20 mil quilômetros rodados.
Olha o gás
Outro problema causado por excesso de sujeira no sistema é o mal funcionado do ar, quando você liga e ele não esfria como deveria.
Os filtros sujos vão reduzir a passagem de ar, fazendo você gastar mais com combustível e diminuindo a eficiência do sistema.
Nesse caso, é necessário realizar uma limpeza ou troca e a recarga do gás.
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