Dirigir com sono é a mesma coisa de dirigir bêbado

Dirigir com sono é a mesma coisa de dirigir bêbado Ottoncar
Você certamente já dirigiu com sono, apesar de ser extremamente perigoso e de ser alertado sobre durante todo o ano que os índices de acidentes causados por sono ao volante são alarmantes.
40% dos acidentes nas estradas todos os anos são causados por sonolência, mas existem formas de driblar esse sono e dirigir com segurança até o seu destino.
Por isso, nós trouxemos esse post pra te contar como o sono afeta o seu corpo, quais as infrações previstas por lei e o que você deve fazer quando estiver dirigindo e o sono pegar.

Quais os efeitos do sono do corpo?

Não é por coincidência que existe o dizer popular “estou bêbado de sono”.

Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o sono tem os mesmos efeitos e consequências de dirigir bêbado.

Quando o sono bate, a primeira sensação é a de cansaço e fadiga. Seus níveis de energia estão baixos e seu cérebro vai mandar comandos durante todo o tempo pedindo que seu corpo desligue. Então, não adianta lutar contra seu corpo, essa é uma luta perdida.

Se corpo ainda vai sofrer com a perda das habilidades naturais. Vai ser difícil manter os olhos abertos, manter o foco na estrada, a visão começa a ficar prejudicada e pouco a pouco seu cérebro vai desativando regiões que se encarregam de planejar e avaliar decisões.

Ou seja, você já não vai estar apto a fazer uma ultrapassagem ou desviar de algo na pista, por exemplo.

Por final, você vai apagar. Seu corpo vai desligar, queira você ou não, e 5 segundos com os olhos fechados são suficientes pra colocar sua vida e da sua família em perigo.

Posso ser multado por dirigir com sono?

Sim!

Apesar de não existir nenhuma lei que fale especificamente sobre sono, essa situação se encaixa no artigo que prevê pena por “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.

A infração tem como consequência multa de R$88,38 e três pontos na carteira, mas pode levar a algo mais grave.

Se você causar algum acidente por dirigir com sono, será punido pelo art. 302 do CTB, que prevê pena para quem cometer um crime de trânsito, sendo responsável por homicídio culposo na direção de um veículo.

As penalidades aplicadas nesse caso podem ser de detenção de 2 a 4 anos, suspensão da CNH ou permissão ou proibição de obter o documento.

Energético ajuda?

Não, e o mesmo serve pro café e eu vou te explicar o porquê.

Energéticos e café são alternativas paliativas, ou seja, contém o problema somente durante um período de tempo.

Quando você bebe um energético ou café, seus níveis de energia elevam muito rápido, mas depois de certo tempo despencam com a mesma rapidez, fazendo você ter ainda mais sono.

Além disso, mesmo consumindo esses tipos de substâncias, seu organismo continua cansado e seu corpo pode apagar de quatro a cinco segundos, tempo suficiente pra um acidente grave.

Outras alternativas como abrir a janela, lavar o rosto com água gelada, música e até conversar com outra pessoa também tem o mesmo efeito temporário e não vão te fazer perder o sono ou recuperar as energias.

Então, o que fazer?

Antes de tudo, especialmente se você for pegar estrada por um longo período, o recomendado é dormir pelo menos 8 horas de sono antes.

Esse é o tempo médio que o corpo adulto precisa por dia pra descansar e restaurar os níveis de energia.

Além disso, evite pegar a estrada à noite. A baixa luminosidade é o sensor do nosso corpo que produz hormônio relacionado ao sono e é durante esse período do dia em que as taxas de acidente por sono ao volante são as mais altas.

Outra dica importante é evitar dirigir após o uso de remédios para controle de pressão, para tratamento de alergias, relaxantes e calmantes e antidepressivos. Esses medicamentos podem causar muito sono e esse efeito colateral está prescrito inclusive nas bulas.

Agora, caso você tenha evitado todas essas dicas e pegou estrada com sono, o recomendado é parar o veículo em local seguro e tirar um cochilo de meia hora.

Esse tempo de 30 minutos, apesar de ser pouco, é suficiente pro chamado sono regenerativo e vai te ajudar a suportar mais umas 2-3 horas até o seu destino.

 

Agora você já sabe que não adianta lutar contra o sono. Essa é uma luta perdida e você pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco.

E pra ficar por dentro de mais dicas, não esquece de seguir a OttonCar nas redes sociais e conferir mais posts no nosso blog.

Facebook

Instagram

Confira também mais posts como esse clicando aqui!

Leave A Comment