Injeção eletrônica é melhor do que carburador?
Vinte anos atrás, o carburador era o que existia de mais moderno como sistema de alimentação de um motor. Era a melhor forma de equilibrar a alimentação de combustível, até que a injeção eletrônica chegou no mercado.
O componente ainda tentou: carburador duplo estágio, carburador eletrônico, evoluções no sistema…, mas não deu.
Apesar de ainda existirem modelos de carros e motos no mercado com carburador, o sistema de injeção eletrônica já é praticamente unânime na produção de novos modelos e os dias do carburador estão contados.
Mas há quem ainda goste do modelo “old school” de alimentação.
No post de hoje, eu vou te explicar como funcionam o carburador e a injeção e te contar qual é a melhor opção aos olhos de quem trabalha há anos no mercado.
Continue a leitura!
Como funciona o carburador?
O carburador, como já falado acima, é nada menos do que um sistema de alimentação do veículo.
Ele basicamente aspira o ar pelo pistão, puxa o combustível da cuba, faz a mistura dos dois na dosagem certa e envia pro motor para consumo.
Ainda existe também os modelos de carburador de corpo duplo, triplo e até quádruplos que aumentavam a potência e torque do motor e até diminuíam um pouco o gasto com combustível.
Apesar de ser mais simples e mais barato pra manutenção, o carburador funciona de maneira mecânica, o que faz com que o veículo consuma mais combustível e emita mais gases poluentes.
E a injeção eletrônica?
A injeção eletrônica, diferente do carburador, é responsável por gerenciar o funcionamento como um todo do motor.
Esse sistema fica responsável pela pressão do ar, entrada do combustível, tempo de ignição e até pela marcha lenta.
O sistema, diferente do carburador, não funciona de forma mecânica.
Ele trabalha com sensores e receptores que captam informações em tempo real e mandam pra um circuito eletrônico, que funciona como cérebro do sistema.
Com as informações em mãos, ele ajusta cada elemento pra tirar o melhor desempenho possível do veículo.
Qual o melhor?
A primeira e principal diferença entre carburador e injeção eletrônica é o funcionamento, onde a injeção já sai na frente com uma ação feita por sensores e não atuadores manuais, como no carburador.
Outra vantagem é que o sistema de injeção eletrônica não sofre com problemas de partida em dias frios.
Menos manutenção.
CAMPEÃO: Injeção eletrônica
O carburador, por ser um sistema mecânico, exige reparos e manutenções com mais frequência, além de ser mais problemático pra identificação do problema.
Outro fator é que atualmente as peças pra conserto são mais difíceis de se achar e a reparação tem se tornado um desafio pra esse tipo de sistema.
Mais potência e torque
CAMPEÃO: Injeção eletrônica
Com um sistema que lê os componentes do motor e adapta de acordo com a necessidade, é claro que a injeção eletrônica é campeã nesse quesito.
Além disso, esse tipo de sistema ainda permite reprogramação eletrônica que garante ainda mais potência e desempenho do motor.
Exige menos do veículo
CAMPEÃO: Carburador
Por ser um sistema mais simples, o carburador exige menos da parte elétrica do veículo, especialmente pelo fato do combustível ser arrastado pelo ar pra dentro do motor.
Dura mais tempo
CAMPEÃO: Injeção eletrônica
Com menor manutenção e um sistema mais atualizado, o sistema de injeção tem uma durabilidade e vida útil muito maior do que o carburador e raramente precisa ser trocado ou substituído.
Gasta menos
CAMPEÃO: Injeção eletrônica
As vantagens de ter um circuito eletrônico que funciona como cérebro é traduzido também no gasto com combustível.
Como o sistema capta informações e as usa pra melhorar o desempenho, o gasto com combustível é reduzido e o motor usa somente o necessário de acordo com o que a situação pede.
Parece que o sistema de injeção eletrônica dominou mesmo o mercado.
A escolha em questão de desempenho é clara, mas se você prefere pilotar por aí no estilo vintage, o carburador vai ser sua opção ideal.
Se gostou do post ou ainda tem dúvidas, é só deixar um comentário que vamos te responder o mais rápido possível.
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