Luz da injeção acesa ou piscando: o que é e o que fazer?
De repente a luz da injeção acesa ou piscando e, mesmo com a manutenção do seu carro em dia, você pode ser surpreendido por esse problema que ocorre em todos os automóveis com injeção eletrônica. Isso acontece sempre que a unidade de controle eletrônico detectar um defeito em algum componente.
Você sabe que essa luz acesa é sinal de alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.
Mas você sabe quais as causas e o que fazer quando a luz acende ou piscando? Para te ajudar, preparamos este texto com as causas mais comuns e o passo a passo do que fazer quando o problema resolver aparecer.
Como funciona a luz da injeção eletrônica?
Localizada no painel com formato de um motor, triângulo ou raio, e sempre nas cores vermelha ou amarela, a luz da injeção existe para alertar o motorista sobre um possível problema no seu veículo, desde algo simples ou uma falha grave no sistema ou componentes do carro.
Sempre que ligamos a chave do automóvel e essa luz acende, significa que a unidade de controle eletrônica está fazendo a leitura de todos os sensores, que vão garantir um perfeito funcionamento do seu veículo. Logo após a partida do motor, ela se apaga.
Mas, se durante a leitura ou funcionamento do motor essa unidade detectar alguma anomalia nas leituras ou nos componentes, essa luz irá acender e pode piscar ou ficar acesa e não apagar mais.
Principais motivos
As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.
Quando o sistema eletrônico de um carro encontra um problema que não pode resolver sozinho, o computador transforma esse problema em um indicador de aviso e armazena um código de falha na sua memória.
Popularmente, essa luz é conhecida como luz da injeção eletrônica ou check engine. Em alguns veículos, a luz até pisca, como em um código morse, para indicar qual o número do código de erro está sendo apresentado.
Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa ou piscando no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores.
É possível também que problemas no sistema de escapamento, como no catalisador ou na sonda lambda – sensor responsável por fazer a leitura dos gases de escape – também levam à luz da injeção acender no painel ou piscar.
Outro problema no carro é o mal contato em sensores, que pode fazer com que a luz de injeção acenda também. Um erro comum que pode causar esse problema é lavar o motor.
Mas se o defeito for um pouco mais grave, essa luz acenderá mais frequentemente e pode causar dificuldade na partida do motor, cortes durante seu funcionamento, oscilações na marcha lenta, perda de potência, consumo de combustível elevado e até a parada total.
Como “apagar” a luz de injeção?
Primeiramente, desligue o seu carro por alguns minutos e ligue-o novamente. Pode ser que o problema seja apenas uma falha de leitura da unidade.
No entanto, se a luz continuar acesa ou piscando, procure imediatamente uma oficina ou mecânico de confiança para que seja feita uma avaliação e determinar a origem do problema.
Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.
O que fazer se ocorrer o problema após abastecimento?
Se a luz da injeção acendeu logo após você abastecer o automóvel, o problema pode ser gasolina adulterada.
O sistema de injeção eletrônica controla a entrada de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar. Combustível com muito álcool ou álcool com muita água não são reconhecidos pelo sistema, fazendo com que a luz acenda.
Nesse caso, leve seu automóvel para uma oficina e procure abastecer em um posto de confiança.
Depois de rodar alguns quilômetros, o sensor lambda, componente responsável pelos gases do motor, volta a reconhecer o que estava no tanque e a luz da injeção apaga.
Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?
Sim. O sistema de injeção, mesmo com falhas, permite que você continue dirigindo o seu carro, no entanto, as chances de uma pane elétrica aumentam significativamente.
Isso porque o sistema é projetado para entrar num modo de emergência assim que percebe que faltam informações para sua operação. Ele desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas, com baixo desempenho e elevado consumo e emissões.
Portanto, é necessário ficar de olho e não deixar que essa situação perdure por muito tempo, pois o problema pode afetar outros componentes e, em casos extremos, danificar a unidade de controle eletrônico, que irá pesar no seu bolso.
Viu como é importante ficar de olho na luz de injeção acesa? Agora que você já sabe as causas desse problema, pode ficar mais atento e cuidar de seu automóvel!
Acesse o site e peça um orçamento
Conheça nossa pagina no Facebook.