4 Práticas Indispensáveis na manutenção de frotas de caminhões
Se você quer fazer sua empresa crescer e conquistar mais clientes, é preciso manter-se atento à falta de manutenção na frota.
Ser você deseja alcançar uma logística eficiente, deve preocupar-se em manter sua frota em perfeitas condições, pois isso afeta a qualidade e eficiência do transporte, aumentando seus gastos e prejudicando sua imagem perante os clientes.
Por que é importante cuidar da frota de veículos?
Sua frota está diretamente ligada à produtividade da sua empresa e a revisão reduz despesas com manutenções e aumentam o desempenho operacional de cada veículo, economizando combustível e gerando produtividade para seu negócio.
Mesmo que seus caminhões sejam novos, rodar sem parar para conferir como anda a saúde do motor, o comportamento da suspensão, dos freios e demais componentes, é prejuízo na certa.
Não esqueça que se algum veículo da sua frota estragar, os custos com reboque, reparo e aquisição de novas peças será muito mais elevado do que manter os cuidados em dia.
Para que esses problemas não ocorram, reunimos os principais cuidados que você deve ter e algumas boas práticas de gestão de frotas!
1 – Tecnologia para acelerar o processo
Há muitas ferramentas tecnológicas que podem acelerar processos de revisão e cuidados com sua frota.
Essas ferramentas são bem mais rápidas para determinar quais problemas cada veículo possui e como você deve proceder para resolvê-los, evitando a necessidade de fazer todos os testes manualmente.
Aqui na Ottoncar contamos com recursos tecnológicos avançados, que otimizam o serviço, reduzem o tempo e o valor do reparo.
2 – Avalie o estado atual da frota
A manutenção deve começar com a avaliação do estado no qual os veículos se encontram. Por isso, é importante verificar o total da quilometragem percorrida, o desgaste dos principais componentes, o ano de fabricação de acordo com a montadora, etc.
Com base nessas informações, é possível estimar o período no qual será necessário realizar a substituição de peças, a troca de filtros e a checagem de fluidos e priorizar elementos que possuem necessidades mais importantes.
3 – Planejamento de manutenções
Uma das grandes vantagens de trabalhar preventivamente é a possibilidade de agendar visitas com o mecânico em datas que não atrapalhem as demandas da frota.
Pode- se definir que as inspeções serão realizadas antes do início de alguma viagem, ou serviço, garantindo que o caminhão esteja em perfeitas condições. Ou pode-se optar por programar a manutenção para depois da conclusão do serviço e, com isso, identificar componentes que possam ter sofrido desgaste excessivo.
Essa é uma medida que busca minimizar o número de interrupções no processo e ajuda a identificar quais tipos de manutenção são mais recomendadas para cada veículo.
4 – Verificação de cada tipo de componente
Assim que o veículo é recebido na oficina, o primeiro passo é registrar em um documento, chamado diário de bordo, todas as ocorrências observadas pelo motorista, como ruídos, problemas para controlar a direção e lentidão no tempo de resposta do sistema de freios, para identificar possíveis problemas de acordo com cada tipo de componente do veículo.
Verifica-se cada componente separadamente, como o motor e os componentes relacionados ao seu funcionamento, sistema de lubrificação e filtros, funilaria e pintura (em especial para veículos plotados), etc.
Agora que você já sabe qual a importância de realizar a manutenção das frotas e o que fazer para tornar a manutenção mais eficiente, conte com a OttonCar para ajudar a melhorar a produtividade e reduzir custos com sua frota