Quais são as melhores cores para revenda de carro em 2022?
Sim, na hora de comprar um carro seminovo ou usado, a conservação da lataria, acessórios e componentes do veículo é um dos principais fatores levados em conta.
No entanto, a cor do carro é um diferencial que vai alterar o valor da revenda e facilitar a busca e fechamento do negócio.
Além de ser a primeira coisa a ser vista, a cor do veículo é usada como estratégia desde o mix de opções que sai das montadoras até a decisão de qual opção é mais bonita e mais barata de se manter.
Para te ajudar a entender como isso funciona e quais são as melhores cores para revenda de carro em 2022, montamos este artigo.
Continue a leitura.
Por que a cor do carro interfere no valor de revenda?
A resposta é simples: carros com cores neutras são tendência mundial e têm uma chance maior de serem negociados por um preço mais competitivo no mercado.
Para você ter ideia, a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, realizou uma pesquisa que mapeou a preferência das cores automotivas entre o brasileiro de 2010 a 2019.
A cor prata dominou a preferência, seguida do preto e do cinza, que representavam 73% do total de cores vendidas.
De lá para cá, a tendência mudou. A cor branca saiu de 12% nas vendas para impressionantes 44% e a cor vermelha perdeu mercado, caindo de 9% para 7% das vendas.
No último ano, a OLX também lançou sua pesquisa atualizando as preferências: a cor prata domina (26%), seguida do branco (24%) e logo atrás o preto (20%).
Isso comprova a preferência pelas cores neutras e com a maior demanda de produção seguindo essas tonalidades. Realizar a revenda do seu carro em uma das cores citadas acima vai sim aumentar o valor e facilitar a venda.
As 4 cores de carros mais valorizadas no mercado em 2022
PRATA: essa é a cor com maior facilidade de conservação, além de ser uma alternativa para quem quer fugir do branco.
A poeira, resíduos e arranhões praticamente somem em contato com essa cor, além de ser uma opção que reflete melhor a luz durante a noite, oferecendo maior segurança.
BRANCO: o branco é uma cor ainda muito atrelada a cor de taxista, mas que nos últimos anos ganhou mercado por ser uma cor neutra.
No entanto, é uma cor que destaca qualquer defeito na lataria e, apesar de ser uma escolha popular, pode comprometer sua venda caso a pintura não esteja impecável.
PRETO: o preto é preferência quase unânime. É básico, clássico, simples e a cor que menos desvaloriza na revenda.
Além de ser charmosa e elegante, a cor preta também sofre com a conservação como o branco e qualquer sujeirinha se torna algo grande e chamativo. No entanto, é sua melhor aposta para revenda.
VERMELHO: o vermelho é uma menção honrosa que aparece como 5º colocado de preferência.
Apesar de ser uma cor mais viva e chamativa, é um tom que dá personalidade, boa visibilidade e brilho para o automóvel. Se você for apostar em alguma cor que foge do neutro, prefira o vermelho antes do azul, verde ou amarelo.
Agora, caso você esteja procurando um carro novo, sem previsão de revenda, vale a pena ficar de olho nas cores verde acinzentado, bege quente e cinza grosso.
A BASF, empresa alemã que desenvolve, fabrica e comercializa matérias primas para tintas, anunciou essas três opções como tendência para 2021/2022.
E você, como escolhe a cor do carro? Pensa na revenda ou vai na sua cor preferida?
Nos vemos em breve, até mais!