Qual a diferença entre o alinhamento comum e o 3D?
Volante virando sozinho e carro puxando pro lado na pista, já sabe, né?! É hora de realizar o alinhamento das rodas.
No entanto, hoje em dia já existem várias variações e formas mais tecnológicas e precisas de realizar esse processo e muita gente tem dúvida em relação aos diferentes tipos, principalmente o 3D.
Por isso, hoje nós viemos explicar como funciona o alinhamento 3D e quais as principais diferenças entre essa forma e a forma comum de realizar o alinhamento das rodas do seu carro. Continue a leitura!
Pra que serve o alinhamento?
Dirigir nas estradas no Brasil, em particular, é um desafio para muitos motoristas.
Enfrentar os buracos, asfalto de má qualidade, lombadas, etc. é uma tarefa que pede muito dos pneus e eixos do carro e com o tempo é normal que as rodas saiam do alinhamento correto de fábrica. É aí que entra o alinhamento.
Esse processo tem o objetivo de ajustar o ângulo das quatro rodas, de modo que elas fiquem perpendiculares ao solo, e os pneus fiquem paralelos entre si e com toda a banda de rodagem tocando o chão, de forma que dê estabilidade ao automóvel.
O recomendado pela maioria dos fabricantes é conferir o alinhamento periodicamente, a cada 10 mil quilômetros rodados, e, com isso, evitar o desgaste desnecessário de pneus, molas e suspensão, peças que mais sofrem quando o carro está desalinhado.
Como funciona o alinhamento 3D?
No alinhamento 3D, seu carro é colocado em uma plataforma conectada a um programa de computador que já está programado com as mesmas medidas que o seu carro saiu da fábrica.
Nessa plataforma, sensores irão analisar os eixos X, Y e Z e realizar a leitura de cada roda e após coletar todos os dados do carro, o software irá analisar quais medidas estão incorretas e executar o alinhamento de forma automática.
Quais os benefícios?
Com o alinhamento 3D, a leitura das rodas e eixos do carro são feitas de forma muito mais precisa do que no alinhamento comum e o seu carro sairá da oficina com as mesmas medidas de quando saiu da fábrica.
Apesar de ser um pouco mais caro do que o alinhamento comum, você vai garantir:
- mais estabilidade para o veículo;
- menor desgaste das suspensões e peças, já que o peso estará distribuído igualmente;
- mais economia, já que o alinhamento 3D tem uma vida útil mais longa que o comum;
- menos consumo de combustível, já que o carro alinhado exige menos do motor, gerando uma economia ainda maior.
E o alinhamento comum?
O comum é mais barato porque utiliza equipamentos menos tecnológicos e, mais baratos, por consequência.
Nesse processo, a alinhador é manual e é feito por canhões de luz que são presos a roda do automóvel.
Esses canhões de luz projetam um feixe luminoso em um painel à frente do veículo, que mostra o quanto as rodas estão desalinhadas, e o mecânico irá realizar o alinhamento de forma manual, alinhando as rodas e eixos ao feixe de luz.
Apesar de ser a forma mais comum de ser feito hoje em dia, o processo comum é menos preciso do que o 3D e as chances de você ter que retornar à oficina mais vezes é mais alta.
Agora que você já sabe as diferenças, que tal experimentar a nova técnica e manter o alinhamento do seu carro em dia?
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