Qual a diferença entre o alinhamento comum e o 3D?

Banner Diferença entre o alinhamento comum e 3d Ottoncar Veículos

Volante virando sozinho e carro puxando pro lado na pista, já sabe, né?! É hora de realizar o alinhamento das rodas.

No entanto, hoje em dia já existem várias variações e formas mais tecnológicas e precisas de realizar esse processo e muita gente tem dúvida em relação aos diferentes tipos, principalmente o 3D.

Por isso, hoje nós viemos explicar como funciona o alinhamento 3D e quais as principais diferenças entre essa forma e a forma comum de realizar o alinhamento das rodas do seu carro. Continue a leitura!

Pra que serve o alinhamento?

Dirigir nas estradas no Brasil, em particular, é um desafio para muitos motoristas.

Enfrentar os buracos, asfalto de má qualidade, lombadas, etc. é uma tarefa que pede muito dos pneus e eixos do carro e com o tempo é normal que as rodas saiam do alinhamento correto de fábrica. É aí que entra o alinhamento.

Esse processo tem o objetivo de ajustar o ângulo das quatro rodas, de modo que elas fiquem perpendiculares ao solo, e os pneus fiquem paralelos entre si e com toda a banda de rodagem tocando o chão, de forma que dê estabilidade ao automóvel.

O recomendado pela maioria dos fabricantes é conferir o alinhamento periodicamente, a cada 10 mil quilômetros rodados, e, com isso, evitar o desgaste desnecessário de pneus, molas e suspensão, peças que mais sofrem quando o carro está desalinhado. 

Como funciona o alinhamento 3D?

No alinhamento 3D, seu carro é colocado em uma plataforma conectada a um programa de computador que já está programado com as mesmas medidas que o seu carro saiu da fábrica.

Nessa plataforma, sensores irão analisar os eixos X, Y e Z e realizar a leitura de cada roda e após coletar todos os dados do carro, o software irá analisar quais medidas estão incorretas e executar o alinhamento de forma automática.

Quais os benefícios?

Com o alinhamento 3D, a leitura das rodas e eixos do carro são feitas de forma muito mais precisa do que no alinhamento comum e o seu carro sairá da oficina com as mesmas medidas de quando saiu da fábrica.

Apesar de ser um pouco mais caro do que o alinhamento comum, você vai garantir:

  • mais estabilidade para o veículo;
  • menor desgaste das suspensões e peças, já que o peso estará distribuído igualmente;
  • mais economia, já que o alinhamento 3D tem uma vida útil mais longa que o comum;
  • menos consumo de combustível, já que o carro alinhado exige menos do motor, gerando uma economia ainda maior.

E o alinhamento comum?

O comum é mais barato porque utiliza equipamentos menos tecnológicos e, mais baratos, por consequência.

Nesse processo, a alinhador é manual e é feito por canhões de luz que são presos a roda do automóvel.

Esses canhões de luz projetam um feixe luminoso em um painel à frente do veículo, que mostra o quanto as rodas estão desalinhadas, e o mecânico irá realizar o alinhamento de forma manual, alinhando as rodas e eixos ao feixe de luz.

Apesar de ser a forma mais comum de ser feito hoje em dia, o processo comum é menos preciso do que o 3D e as chances de você ter que retornar à oficina mais vezes é mais alta.

 

 

Agora que você já sabe as diferenças, que tal experimentar a nova técnica e manter o alinhamento do seu carro em dia?

É só solicitar um orçamento rápido e online aqui mesmo no nosso site.

 

E se você gostou desse post, continue no nosso blog e confira:

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVE SE FAZER A REVISÃO

 

Facebook

Instagram

Confira também mais posts como esse clicando aqui!

Leave A Comment