Rodizio de pneus: ainda funciona ou não vale mais a pena?

A polêmica sobre o assunto é grande e divide mais opiniões que futebol! Tem quem se diz careca de saber que o rodízio de pneus funciona e quem tem o pé atrás com a técnica.

Mas será que rodízio de pneus funciona de verdade?

Para ir direto ao ponto, vamos bater o martelo e puxar a opinião de quem realmente entende: as próprias montadoras.

Continue a leitura!

 

Como funciona a técnica de rodízio de pneus?

Basicamente, a técnica promete preservar o conjunto de pneus, a partir da troca de posicionamento. Mas como assim?

Se você não conhece, ou nunca ouviu seu pai/avô ou até um mecânico realizando o rodízio, ele funciona assim:

De tempo em tempo, os pneus das rodas de trás são colocados na parte da frente e os da frente, na parte de trás.

Tecnicamente, isso faz com que os pneus que receberam mais desgastes, causados pela potência do motor, fiquem em uma posição na qual irão se desgastar menos e, no fim, todo o conjunto mantém o mesmo nível de desgaste.

 

O rodízio de pneus funciona?

É aqui que a polêmica começa!

Muita gente defende que realizar o rodízio ajuda a melhorar a dirigibilidade, frenagem, reduz o gasto com combustível e ajuda a esticar a vida dos pneus, suspenção e componentes envolvidos.

No entanto, outra parte defende que todos esses problemas podem ser resolvidos com um simples alinhamento e balanceamento e que trocar os pneus de posição pode desestabilizar o carro e prejudicar a segurança do veículo.

Mas qual a opinião correta? Nós fomos atrás da resposta e encontramos um artigo da revista Quatro Rodas que ouviu 18 montadoras de carro.

E eis aqui a resposta definitiva:

 

Batendo o martelo: a opinião das montadoras sobre o rodízio de pneus!

Das 18 montadoras, 16 aprovam e recomendam a técnica.

SÃO A FAVOR: Audi, Chevrolet, Chrysler, Fiat, Ford, Honda, Mercedes-Benz, Nissan, Volkswagen, Volvo, Chery, Hyundai, Kia, JAC, Peugeot e Toyota.

SÃO CONTRA: BMW e Renault.

 

Agora, vamos aos argumentos:

A BMW explicou que os pneus do eixo traseiro e do dianteiro de seus carros são diferentes e isso influencia na troca e não traz o resultado esperado.

A Renault disse que é mais fácil e seguro comprar dois pneus novo para a parte traseira, onde ficam mais desgastados, e colocar os antigos no eixo dianteiro.

 

A CONCLUSÃO: mais de 90% das marcas defende a técnica, que deve ser realizada a cada revisão ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

No entanto, algumas marcas recomendam utilizar o estepe na troca e outras não.

Isso deve ser consultado no manual de uso do seu automóvel ou em contato com a marca para conferir a melhor forma de fazer conforme o modelo do seu carro.

 

https://quatrorodas.abril.com.br/

 

E aí, conseguiu tomar um lado ou ainda fica meio “cabreiro” de realizar o rodízio?

Você pode compartilhar esse artigo com os amigos e conferir a opinião de mais gente.

 

Dúvida sanada?

Se ainda precisar de uma força, é só deixar sua dúvida nos comentários ou dar um pulo nas redes sociais da Ottoncar.

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