Você sente vibrações no volante?

vibrações no volante

Conheças as principais causas das vibrações no volante

O volante é o ponto de contato principal do motorista com o carro e é responsável por dar feedbacks importantes em relação a dirigibilidade e segurança do seu carro.

A maioria dos motoristas acreditam que as vibrações no volante são normais e pura consequência do tempo. Engano!

Apesar de serem também provenientes do tempo, as vibrações no volante são um sinal de que existem componentes mecânicos desgastados e precisando de cuidado.

Separamos uma lista de potenciais problemas para você ficar de olho e evitar dores de cabeça.

Falta de alinhamento e balanceamento

Os pneus sofrem constantes atritos causados por buracos e desníveis na estrada, sem contar os desgastes ocasionados pelo calor, falta de pressão e freadas bruscas. E esses desgastes são transmitidos para o volante em forma de vibrações.

Para resolver esse problema, alinhar e balancear o carro é a primeira medida que você deve tomar.

O balanceamento é o processo que equilibra a estática e a dinâmica do conjunto pneu/roda. Em palavras mais simples, é um processo que permite que as rodas girem sem vibrações e mantenha o conjunto das rodas equilibradas, garantindo conforto e segurança para dirigir.

Já o alinhamento serve para manter as rodas ajustadas em relação ao carro e ao solo, garantindo a estabilidade do carro em curvas e evitando desgastes nos pneus.

A boa notícia é que esse problema é fácil e barato de resolver: basta levar a qualquer oficina mecânica de confiança e realizar os ajustes.

Suspensão

Outro problema que pode ser indicado pela vibração no volante é a suspensão.

Os principais componentes desse sistema que apresentam problemas são os amortecedores, barras estabilizadoras, barras de direção e pivôs. O conjunto é responsável pelo amortecimento do carro, controle de direção e segurança do veículo.

Um amortecedor danificado deixa o veículo apenas sobre o efeito das molas, deixando o carro com a “roda louca”, como dizemos popularmente. Sem o controle de absorção dos impactos, o volante irá vibrar, e muito!

Já nos casos dos pivôs e das barras, o problema é menos aparente e ocasiona apenas leves vibrações e solavancos.

Calibragem

Todo carro deve seguir um número preciso para a calibragem dos pneus, seja quando o carro está carregado ou vazio.

Colocar muitas libras no pneu ou andar com ele vazio pode causar vibrações e uma fixação ruim, causando instabilidades.

Siga as recomendações do fabricante que podem ser encontradas facilmente no manual do carro e, em alguns casos, na porta do motorista e também em etiquetas espalhadas pela carroceria do veículo. Procure calibrar os pneus a cada 15 dias.

Problemas no motor

Esse é um problema que costuma ser identificado somente por profissionais em manutenções periódicas.

Os sintomas mais comuns de notar essas vibrações são em acelerações constantes. Se o caso for mais grave, o carro pode até trepidar e prejudicar ainda mais a direção. Se o caso for menos grave, estas vibrações podem ser sentidas no volante, especialmente se o carro tiver direção hidráulica. Isso porque a bomba de óleo que alimenta o sistema passará a ter mau funcionamento devido às falhas do motor.

Verifique se há defeitos nos cabos e nas velas, muitas vezes não estão bem conectados. Não deixe de checar o propulsor, talvez ele não esteja recebendo ar ou gasolina suficientes.

Freios

Nesse caso, as vibrações estão atreladas aos rotores ou ao empenamento do disco de freio. Quanto mais deformados os discos, mais o carro vai vibrar, podendo atrapalhar até mesmo a direção, devido às trepidações no volante.

Para eliminar esta vibração indesejada, os discos de freio precisam ser medidos tanto em termos de espessura do material de desgaste, quanto em termos de uniformidade do desgaste e paralelismo em relação às rodas.

O desgaste é medido girando o disco e verificando com precisão o desvio que as diferentes partes da superfície do disco apresenta enquanto gira em seu próprio eixo. Dependendo da condição dos discos, é possível consertar o problema de duas formas, fazendo a retífica ou substituindo os discos.

Esse tipo de problema precisa ser resolvido o quanto antes, pois quanto mais força você precisar fazer para frear, maiores são as chances de os freios superaquecerem e quebrar os rotores.

Esse componente está diretamente ligado à sua segurança, então leve seu carro o mais rápido possível a uma oficina de confiança.

 


Agora que você já sabe quais os fatores fazem o volante do seu carro vibrar, fique atento às nossas dicas e solicite um orçamento o mais rápido possível.

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